Dinâmica ABRIGO SUBTERRANEO

19-07-2011 11:09

Dinamica ABRIGO SUBTERRANEO

Categorias: - Negociação e gestão de conflitos
- Resolução de problemas e tomada de decisão
- Respeito e Valores Pessoais

  Objetivos: Refletir sobre a influência de nossos conceitos, valores e como agimos diante de uma decisão de muitos riscos. Avaliar o grau de liderança, a forma de persuadir ou intervir no grupo, bem como a flexibilidade, a capacidade criativa e o saber ouvir. Material: Cópia do texto Abrigo Subterrâneo para cada participante.   Desenrolar:

Peça ao grupo que se divida (em até cinco pessoas), distribua o texto e solicite que as pessoas façam a escolha o mais acertadamente possível. Lembre que é consenso grupal. Portanto, terão um tempo de aproximadamente 15 minutos para a escolha.

Durante o trabalho, observe as colocações, preconceitos, valores e a forma com que os participantes defendem seu ponto de vista.

Fechamento

Ao término, pergunte ao grupo como se sentiram e quais as coisas de que tiveram de abrir mão.

Se esta dinâmica tiver o objetivo de seleção, poderá ver as características de liderança, comunicação, flexibilidade, valores pessoais e outros aspectos relevantes à característica da possível chefia. Caso seja aplicada em treinamento, observar também como conduzir e influenciar o grupo.

ABRIGO SUBTERRÂNEO

Imaginem que nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Mas 12 pretendem entrar.
Abaixo, há uma relação das 12 pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando apenas seis delas:

(  ) Um violinista, com 40 anos, narcótico viciado.
(  ) Um advogado, com 25 anos, HIV +.
(  ) a mulher do advogado, com 24 anos, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele.
(  ) Um sacerdote com 75 anos
(  ) Uma prostituta, com 34 anos.
(  ) Um ateu com 20 anos, autor de vários assassinatos.
(  ) Uma universitária que fez voto de castidade
(  ) Um físico, 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo uma arma.
(  ) Um declamador fanático, com 21 anos.
(  ) Uma menina de 12 anos, e baixo Q.I.
(  ) Um homossexual, com 47 anos.
(  ) Um excepcional, com 32 anos, que sofre de ataques epilépticos.

"Esta dinâmica permite avaliar com bastante clareza a questão da liderança. Já participei de processo seletivo em que esta dinâmica foi utilizada. A única diferença é que as pessoas que tiveram acesso ao abrigo tinham a missão de reconstruir a cidade recentemente bombardeada. O fato do candidato ter acesso ao abrigo, não representa aprovação no processo seletivo o que se pode avaliar, entre outros aspectos, é a sua participação no grupo com relação ao seu poder de convencimento."

"Esta dinâmica permite trabalhar o consenso e os conflitos de opiniões e valores.