Quem somos e o que fazemos

Existimos para evangelizar e resgatar as nossas e tantas outras famílias. Empreendemos esforços para promover a família e seus verdadeiros valores: a espiritualidade, a vida, a moral, a santidade, a harmonia, o perdão, ou seja, a reconstrução do equilíbrio desta instituição divina da qual depende o verdadeiro equilíbrio de nossa sociedade.

Somos formados por membros que abraçam, por um chamado de Deus e uma vocação específica, a causa da família. Somos membros da sociedade, profissionais, donas de casa, enfim temos as atividades cotidianas, mas também nos dedicamos e consagramos parte de nosso tempo para a missão. Para cumprir esta missão, é nosso projeto a evangelização através de Escolas de Família (Cursos de formação para a vida familiar, conjulgal e educação de filhos), grupos de casais, Acampamento Maanaim para Jovens, Acampamento Maanaim para casais, livros e apostilas sobre formação com o tema de família; pregações para casais e famílias; oração e evangelização nas casas;  em parceria com outros movimentos da igreja católica e em comunhão com a Santa Igreja.  

ONDE ESTAMOS            

Diocese de Governador Valadares, Minas Gerais.

NOSSO BISPO

Dom Werner Frans Siebenbrock

HISTÓRIA

O Projeto RESGATE FAMÍLIA teve sua inspiração onde o casal Betânia e Luciano Mendes, em uma missa de um retiro, sentiram o desejo de viver com sua família o carisma de resgate e evangelização de famílias, uma espiritualidade voltada para as família. Visualizaram uma família acuada em um canto e ameaçada por diversas situações.  "As famílias necessitam ser abraçadas pela Mãe Igreja" , são palavras ditas pelo nosso Papa Francisco a uma entrevista de forma expontânea, mas muito profunda, e que fundamenta esse chamado e missão. Em vários anos em trabalhos de evangelização de jovens e adolescentes  observamos que o sofrimento e destruição dos mesmos estão ligados a um lar desfigurado, onde suas famílias estão “destruídas” por diversas situações, desanimadas, ou seja, sem ânimo, sem alma, da alma que vem do céu. A palavra que veio foi "Reanimem as famílias, busquem as famílias". Precisamos nos lançar no carisma da BUSCA E RESTAURAÇÃO FAMILIAR E DE SEUS VALORES. Até então não conhecíamos a espiritualidade e o testemunho da Comunidade Católica Sagrada Família de SP, a qual também serviu de inspiração para o projeto. Após iniciarem um trabalho de evangelização com jovens em uma comunidade já formada (Comunidade Católica Família Jovem) Deus suscitou também o desejo do mesmo propósito em outros casais e jovens.

O PROJETO não é exclusivamente de casais e para casais, é de famílias, em famílias e para famílias, estando aberta a todos os estados de vida, e aos consagrados ao celibato e ao sacerdócio que se identificarem com o projeto.

A Sagrada Família de Nazaré é o nosso modelo inspirador .É o primeiro e grande modelo de família a ser imitado.

Procuramos viver uma intensa espiritualidade mariana e difundí-la como meio eficaz de santificação e em São José, vivenciamos o modelo de justiça e santidade e da verdadeira missão que os homens e pais devem assumir em conformidade e obediência às ordens de Deus (cf. Mt 1, 24; 2,14.21s).

Devemos fazer tudo em torno de Jesus e por isso procuramos viver com o olhar fixo em Jesus Eucarístico para que, de uma vivência de adoração e comunhão eucarística, possamos levar sua luz e salvação para outras famílias.

Devemos ser “a voz que clama no deserto”, no deserto dos corações e da frieza de nossas cidades; preparando os caminhos do Senhor e anunciando a boa nova, através dos meios de evangelização que Ele nos permitir. 

A inspiração  original é: "minhas famílias estão se perdendo, reanimem minhas famílias"

Mais que um simples Projeto! 

Um estilo de vida próprio, que é, em primeiro lugar, a santificação de nossas famílias para sermos instrumentos de resgate e santificação para tantas outras famílias que necessitam muito do evangelho vivo, pois estão profundamente marcadas com as conseqüências do pecado, da injustiça e da ação direta do maligno que busca sua destruição. Enfim, viver a vocação de Igreja doméstica(cf. CIC) e, assim, construir a Civilização do Amor.    

“Evangelizar e resgatar a família, vivendo e sendo instrumento da Efusão do Espírito Santo para fecundar, gerar e fazer nascer Jesus Senhor e Salvador no seio das famílias para a construção da Civilização do Amor”.